Resenha Tecnológica – Duolingo

Um dos principais motivos por eu ter escolhido estudar Relações Internacionais estava no meu interesse em aprender idiomas. Um outro principal interesse é viajar o mundo, e esses dois interesses são totalmente relacionados, a meu ver. Bem, desde que comecei a faculdade já cursei Inglês, Francês e Árabe, e já tentei aprender Italiano sozinha. Como quero seguir a carreira de diplomacia, preciso ter domínio sobre três idiomas: o Português, o Inglês e uma terceira lingua. Tenho o Inglês quase fluente e apenas o nível básico dos outros cursos que fiz. Uma coisa que posso dizer é que, a melhor forma de aprendizagem é a prática no dia-a-dia. Mas né, como praticar árabe no cotidiano?? Não tem como, a menos que eu volte a fazer o curso que, onde eu fazia, não está mais sendo ofertado. Sendo assim, resolvi procurar uma forma de praticar o francês, e descobri o Duolingo.

Eu já tinha ouvido falar do Duolingo antes, mas nunca tinha dado muita atenção. Essa semana, resolvi testar e trago aqui o resultado para vocês: É MARAVILHOSO!

Não foi exagero no meu tweet. É a mais pura verdade.

Ok, mas como o aplicativo funciona? Vou explicar: tu instala ele no seu celular ou computador, ou acessa ele pela web mesmo, e cria uma conta. Marca a opção de língua nativa e então escolhe o idioma que quer aprender. Quando escolher o idioma, você escolhe: começar do zero ou fazer um teste rápido de proficiência. E então deu, é só se jogar!

A partir do seu nível de idioma, ele vai te dando tarefas e você vai liberando skills sempre que você as completa. Cada skill tem algumas etapas rápidas, que você acaba completando sem nem perceber. De repente você pulou mais um nível e nem viu!

As atividades envolvem leitura, fala, escrita e audição, então realmente acaba atigindo a pratica de todos os pontos importantes na aprendizagem de um idioma. Você recebe frases prontas no idioma, e tem áudios que pronunciam para você aprender. As atividades mais simples são as em que você escreve a tradução, ou então monta a frase traduzida com palavras dadas pelo programa (não sei se isso de palavras dadas tem só na versão para celular ou se foi porque eu troquei de nível, mas não consegui printar aqui para mostrar pra vocês). Em outras atividades, a frase vem escrita e você deve ouvir e repetir a pronúncia no microfone. Veja nas imagens abaixo algumas das atividades que eu fiz e tirei print da reação do programa.

 

Parece bem simples, e talvez bobo, mas tem funcionado MUITO bem comigo, e com várias outras pessoas, pelos comentários que fizeram no GooglePlay.

 

Então, conhece o app? Gosta? Aprendeu algo? Diz aí!

Anúncios

3 thoughts on “Resenha Tecnológica – Duolingo

  1. Estou usando o duolingo também para aprender francês e tem um app maravilhoso de verdade que se chama Frantastique, que é uma parceria do app com
    a Le Monde Diplomatique, incrível mesmo. Vou postar aqui caso você se interesse. As 7 primeiras lições são grátis e cada uma é formulada com lição, correção e vocabulário, uma
    obra prima em termos de aplicativo.

    Pode até parecer publipost mas não é, o app realmente me conquistou e me viciou!

    Segue o link: https://www.frantastique.com/r/referral/4WYHP5M

    Bjs e boa sorte!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s