Iris Apfel: uma inspiração.

Você conhece Iris Apfel? Essa agradável senhora hoje completa 96 anos! Para comemorar, resolvi apresentá-la para vocês aqui.

Ela é uma verdadeira inspiração pra mim (não é à toda que tenho uma frase dela aqui no blog né? rs). Ao contrário do que deve estar pensando, ela não é e nem foi estilista, modelo ou editora de moda. Ela é empresária e designer de interiores. Então, como ela passou a ser considerada um ícone fashion? Por ser única.

anigif_sub-buzz-27294-1471968249-8
“Gosto da individualidade”

Dona de um estilo próprio e de um aguçado senso crítico, Iris é um verdadeiro ícone no mundo da moda, se destacando através de seus acessórios exuberantes, seus grandes óculos e, principalmente, suas opiniões. Ela critica, por exemplo, o paradoxo no mundo da moda de que mulheres devem se vestir de acordo com a idade, porém devem sempre parecer ter 20 anos.

“Eu acho isso estúpido. Eu acho que os estilistas são muito focados na juventude. Eu acho que eles criam roupas muito caras para mulheres de 60, 70 anos e pensam em um corpo de 16 e 18 anos. As jovens não conseguem pagar por uma roupa dessas e as mulheres não ficam bem se as usam!”

“Eu acho que se uma mulher tem o seu próprio estilo e sabe quem ela é, ela não tem que se vestir por ter 60, 20 ou 90 anos. Se elas querem se exibir, por favor, façam isso! Eu quero que vocês sejam felizes. Eu sempre disse que é melhor ser feliz do que bem vestida. Faça o que você sentir que deve fazer. Eu não vou julgar ninguém. Eu não gosto de regras e regulamentos”

source
“Não posso julgar. É melhor estar feliz do que bem vestida.”

E tá errada? rs.

Por conta de suas opiniões, seu estilo e seu modo de vida, a Netflix lançou um documentário sobre ela: Iris (assista ao trailer aqui), onde é possível conhecer um pouco mais sobre a história dessa personagem e seu modo de vida. Você sabia que ela compra em feirinhas e brechós? Não esses brechós de grife, mas  brechós pequenos mesmo, e feiras do tipo ~camelô. Sério! Em sua viagem ao Brasil em 2013, convidada para um evento da Swarovski, ela amou dar rolê pelas feiras de rua.

“Me falaram que eu ia encontrar apenas coisas made in China no Brasil, mas fui a feiras maravilhosas, que mantêm viva a cultura daqui. Comprei algumas coisas e confesso que se a alfândega deixar, eu vou levar muitas coisas para casa e até mesmo pendurá-las em mim”

Obviamente, todo o estilo dela é composto de uma combinação de peças adquiridas em feiras desse tipo e itens de grife. Porém é muito interessante essa questão, principalmente em um meio que costuma ser tão esnobe com tudo aquilo que não é considerado phyno e ryco.

Enfim, com tudo isso, sua autenticidade acabou por fazendo com que se destacasse numa área que nem ao menos era a dela. Então não é à toa que o Metropolitan Museum of Art de Nova York fez uma exposição dedicada à ela em 2005, que contava com inúmeros itens do seu guarda-roupa e acessórios. Considerem que isso foi uma quebra de cláusulas do Met, uma vez que exposições assim só podem ser dedicadas à personalidades já falecidas.

Rara Avis: Selections from the Iris Barrel Apfel collection

Nem vamos entrar aqui no mérito de ter sido chamada pela M.A.C para uma colaboração de uma linha de make, entre outros eventos e homenagens que só reafirmam a sua importância. Mas espero que esse post tenha pelo menos despertado a curiosidade em vocês de conhecer essa criaturinha tão peculiar e única do mundo da moda: the rare bird of fashion.

 

Anúncios

2 comentários em “Iris Apfel: uma inspiração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s